Eu não me surpreendo com as "generosidades" políticas que acontecem nessa cidade.
Evidentemente que para um percentual muito grande de pessoas incultas ou ignorantes, que desconhecem os procedimentos de convencimento político, essas "maquiagens" são produto da preocupação que o Legislativo Municipal tem com o bairro do José Menino e Marapé.
Mas eu sinto a importância de despertar no munícipe o que sobrepõe essa obra de arborização e paisagismo do calçamento da divisória de pistas no trecho entre o canal 1 e o Quebra-Mar.
Esse "presentinho" da Prefeitura é uma forma de amenizar os transtornos causados por uma gestão pública que simplesmente esqueceu o Marapé e o José Menino durante toda a presença do prefeito Papa à frente do comando municipal.
Foram quase 4 anos de fechamento do Orquidário Municipal, uma obra extremamente cara para o que realmente foi realizado ali dentro, causando um descontentamento geral à população daquele bairro.
Há mais de 12 anos a Prefeitura de Santos vem resolvendo os problemas de pavimentação em todos os bairros de Santos, com exceção dos bairros do José Menino e Marapé, reduto de eleitores de outros partidos políticos, e por consequência, sofredores dessa restrição política de ações públicas que pudessem eventualmente valorizar os bairros em questão.
Ora, pergunto eu aos senhores.
Porque agora, às vésperas das eleições municipais para vereadores e prefeitura, o Legislativo vem realizar uma obra de modificação de padrão que já existe em toda a orla da cidade, à partir do canal 1 até a balsa, ininterruptamente, e que já existe há mais de dez anos ?
Se olharmos atentamente, é visível que a maioria das palmeiras da orla santista na calçada divisória de pistas carece sim é de substituição ou tratamento, de tão velhas que se apresentam, o que por si só já caracterizam o quão antiga já é esse paisagismo.
Mas no José Menino não. Ali ninguém mexe há décadas. Reconfiguraram o Parque do Emissário Submarino por ser uma obra que beneficia todos os cidadãos santistas, mas quem entrar José Menino e Marapé adentro verificará que o calçamento é novo, resultado de obras recentes, obras que já deveriam terem sido executadas há mais de cinco anos, mas que foram propositalmente realizadas próximo de serem lembradas pelos nomes de quem as fez.
Há de se pensar retroativamente todos os transtornos causados pelo fechamento do Orquidário, pelo fechamento das ruas de ligação ao redor do Orquidário, por todos os buracos deixados no calçamento de paralelepípedos pela Sabesp após a reforma efetuada nas tubulações subterrâneas que rodeiam o Orquidário. Passem por ali e verifiquem os senhores mesmo o desastre que ficou aquela via de acesso do José Menino à praia sentido São Vicente.
Não bastasse isso, a Prefeitura realiza outra obra eleitoreira que já se vão mais de 10 anos de solicitações dos munícipes do Marapé, que é a ligação do Marapé com o José Menino na passagem da via férrea no local conhecido como crackolândia, próximo ao antigo túnel da Fepasa.
Fiquem atentos, amigos.
Bastante atentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário